sexta-feira, 19 de abril de 2013

Carta para mim mesmo I


Querido Eli,

     A tempos venho criando coragem para escrever-te. Falar sobre algumas questões que me movimenta e que preciso que saiba. Sei que da vida sempre quer o melhor, pois bem. Que até mesmo na tua origem, extraia sempre o melhor. Entenda sempre, o que te moveu a tomar todas as decisões em tua vida. Sejam elas boas ou aquelas que revelaram o seu pior. Mantenha o foco nos teus desejos e no teu Deus. Preserve os contatos humanos, que ampliam toda e qualquer possibilidade de crescimento. Não há a necessidade de ter certeza de nada. Precisa apenas daquilo que te reflete em tua vivência, assim, conseguirá ver melhor. Tente compreender-se, melhore e cresça. Aproveite o máximo do seu tempo. Mesmo cansado, aproveite. Para crescer é preciso doer um pouco.
     Não esqueça nunca dos teus. Deixe que aqueles que se foram, permeiem a tua memória, mesmo que para isso haja tristeza. Cuide das tuas lembranças. Isso fará das tuas memórias, alegrias verdadeiras. Quando lembrar, isso te esquentará o peito. Faça o bem, mesmo que não haja vontade ou força para fazê-lo. Seja quisto, mesmo que por poucos, mas que seja muito. Viva simples e espere pouco. Cuide de quem você ama. Questione sempre o que vê, escuta e sente. Questione todo mundo, inclusive você mesmo. Duvide da beleza. Não se conforme com o possível. Veja o que te cerca para se ver por dentro. Queira o frio tanto quanto o calor. Não se contente com nada. Todo o concreto também pode ser frágil. O singelo, subjetivo e perecível também é belo. Mantenha a paz e a calma.
     Não abra mão da fidelidade e lealdade. São bens preciosos. Nunca desista de lutar por aquilo que acredita. Seja você mesmo o seu guia. Mesmo questionando a sua capacidade, esteja no comando e seja comandado. As tuas vontades devem se firmar em verdades. Que o teu caminho seja trilhado, baseado nessas vontades e que nele tu refaças as tuas verdades. Se perder, tire proveito. Mude. Cresça até o fim, para poder começar de novo.
     Tudo que se apresenta na vida é matéria prima para edificar a felicidade. Reclame menos e siga em frente. Leia coisas inúteis, escute músicas ruins, faça idiotices. Viva as bobagens mais intensamente. Não seja tão denso. A essa altura da vida, já deve ter percebido que a felicidade nasce no interior, bem onde nasce as emoções, no lugar onde o amor faz morada. A rotina é confortável e as certezas são vazias. A riqueza é relativa. Persiga as coisas certas. Não espere nada de ninguém, assim tudo que receber terá cor e sabor de milagre. Tudo que chega a você, chega para o bem. O mal só existirá se você fechar os olhos ao proveito que podes tirar dele. Não tenha autopiedade. Mantenha um sorriso no rosto e seja muito, muito feliz!

Teu melhor amigo,

Eli Negreiros

Carta aos meus segredos

Por onde começar ainda não sei. Talvez, por causa do cansaço, comece pelo fim. Meu passo se encheu pressa, meu braço se encheu de peso. ...