sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O caso dos exploradores de caverna

Ufa! Ufa! Quanta coisa.
Atenção advogados de plantão anuncio aqui mais uma prova bônus. O nome da prova é “O caso dos exploradores de caverna”. Como será? Faremos um júri simulado. Será preciso que um ou mais integrantes da equipe leia o livro que tem o mesmo nome da prova (O caso dos exploradores de caverna. Lon L Fuller – o livro é barato e pode ser adquirido facilmente). A equipe definirá um membro para ser o representante, esse poderá ter no máximo dois auxiliares.
O livro conta a história de exploradores de cavernas julgados pela morte de um deles. O detalhe é que a morte de um serviu para os outros não morrerem, ou seja, um teve que morrer para alimentar os outros. E aí, eles devem ser condenados ou não?
Existem no livro, quatro ou cinco advogados e ou promotores com versões diferentes para o resultado do julgamento. O que vocês terão que fazer? Entender o caso e as versões de cada um deles. Dias antes farei um sorteio com as equipes para definir qual versão terão que defender. O que será julgado? Pois bem, vocês se apresentarão a um tribunal com cinco juízes, que avaliarão o desempenho, domínio e conhecimento do caso, coesão e coerência nas argumentações e sustentações de teses, todos que participarem receberão SORRISOS conforme o desempenho. Os juízes poderão perguntar ou questionar a qualquer um. Mas o trabalho de dificultar, questionar e tentar derrubar as versões dos jogadores fica a cargo de vocês e principalmente de alguém que será nomeado de “questionador”, que no caso será o Grande Urso. A missão do questionador é fazer vocês se perderem ou se acharem na argumentação. Teremos tempo para pergunta, resposta, replica e treplica.
A prova pode parecer complicada, mas não é. Como falei, são bônus, não há obrigação de participação e não será a decisão final. É uma prova de inteligência e de incentivo à leitura. Também somos cultura.
O julgamento está marcado para o dia 05 de março de 2011 às 15h no salão paroquial. O sorteio acontecerá no dia 26 de fevereiro. É preciso que as equipes me mandem um email com antecedência confirmando a participação nessa prova. Equipes que ainda não foram formadas poderão participar, basta avisar da intenção de montar uma equipe. Antecipando que há a possibilidade de duas ou mais equipes terem que se unir para defender uma tese, mas só saberão dias antes ou até mesmo no dia. Também ficará oculto para o resto dos competidores o que cada equipe defenderá. As equipes poderão assistir ao julgamento desde que se mantenham em ordem. Mais detalhes e regras serão dados posteriormente.

É isso, boa sorte, boa leitura, bom tudo, vocês precisarão.
Abraço de Urso!

Carta aos meus segredos

Por onde começar ainda não sei. Talvez, por causa do cansaço, comece pelo fim. Meu passo se encheu pressa, meu braço se encheu de peso. ...