sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Doe sangue, doe vida

Olá povo de Deus! Saudação a todas as famílias do Alegrai-vos.

Uma das provas nobres desta edição da gincana é a doação de sangue. A prova começou dia 16/01/2010 e vai até o dia 29/05/2010. Os doadores não precisam necessariamente estarem inscritos. Com isso abrimos a possibilidade das equipes fazerem campanha entre pessoas que não irão competir. O intuito da prova é incentivar a doação. As pessoas que doarem devem solicitar o atestado para comprovar a doação e assim somar os pontos para a equipe. Cada atestado valerá 50 pontos. Os atestados devem ser reconhecido por órgãos pertinentes e entregues pelos lideres de equipes ao Grande Urso até o dia da gincana (30-05-2010). Mais informações sobre a prova no regulamento do IV Alegrai-vos.


Informações:


O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, seja um doador!


A doação de sangue é segura e não demora mais de meia hora. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador de sangue. Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Em uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas! Neste momento você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.


Condições básicas para doar sangue:


 Sentir-se bem, com saúde;
 Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
 Ter entre 18 e 65 anos de idade;
 Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
 Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias;
 Ter peso acima de 50Kg.
 Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;

Recomendações para o dia da doação:


 Nunca vá doar sangue em jejum;
 Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
 Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
 Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
 Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
 Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.


Quem não pode doar?


 Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
 Mulheres grávidas ou amamentando;
 Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
 Usuários de drogas;
 Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
 Quem teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
 Quem sofre de Epilepsia;
 Diabéticos;
 Quem tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
 Quem recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;


O que acontece depois da doação?


O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.


O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Onde doar?


Você pode doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.


Fonte: Ministério da Saúde

Boa Sorte! Contamos com a participação de todos!
Abraço de Urso!

Carta aos meus segredos

Por onde começar ainda não sei. Talvez, por causa do cansaço, comece pelo fim. Meu passo se encheu pressa, meu braço se encheu de peso. ...